terça-feira, 24 de maio de 2016

Tagima TLP Flamed - Vale a pena?

Povo bacana que gosta de guitarra barata,

Eu sei que não ando o melhor 'postador' da última década, mas estou tentando voltar à velha forma. Sei que já disse isso, mas vou continuar me enganando...


Recentemente passei por algumas aquisições de guitarras e pedais, mudanças de timbre, etc.
Me perdi, me achei, me perdi de novo, mas nessa busca, eu estava certo de que queria uma Les Paul.


Sempre gostei de Les Pauls, mas nunca consegui achar uma, que não fosse Gibson, que realmente se encaixasse comigo. A coisa mais próxima disso foi com uma 'Epiphone SG G400 Pro' que eu ainda estou de posse, mas não vem ao caso agora.


Foi então que pintou uma dessas Tagimas TLP naquelas pechinchas de Olx. Pesquisei, pesquisei, pesquisei mais um pouco e vi trocentos vídeos cheio de distorções da molecada do YT.

Uma nota pessoal:
Galera que faz vídeo de demonstração/teste de guitarras, por favor, para um determinado tipo de guitarra, usem menos drive e deixem o som da guitarra aparecer. Não usem Delay, pois como diz meu amigo Vander Pinesso: -Até Strimberg soa bem com delay.


Depois, dei uma sacada no site da Tagima e fiz careta para as especificações.

BRAÇO / Mahogany, colado no corpo com frisos em marfim CORPO / Mahogany, frisos em marfim
TAMPO / Flamed Maple Escavado (carved top)
ESCALA / Rosewood, inlays trapezoidais e frisos em marfim, trastes médio jumbo
NUT (CAPO TRASTE) / osso
MEDIDA / 43mm
CAPTADORES / 2 Humbuckers com cover de metal
CONTROLES / Chave de 3 posições, 2 controles de volume, 2 de tonalidade
PONTE / Fixa estilo Tune-o-matic cromada
TARRAXAS / Cromadas e blindadas
CORES / Transparent Amber, Transparent Red, Cherry Sunburst
ESCUDO / Creme


Fiz careta porque logo me lembrei do caso do Paulo May com sua 'Tagima Alder Paliteiro de Lenha', mas como diria o Juiz Moro: 
- Isso não vem ao caso.

Desfiz a careta e pensei: Se a Tagima está entregando realmente uma guitarra com essas especificações, basta dar uma tunada nela pra ela se tornar uma Les Paul com uma boa dose de dignidade. 
E era isso que eu queria!


Foi então que fiz aquela proposta indecente pro vendedor... e ele aceitou! Peguei a guitarra nas cegas. A guitarra estava completamente nova, a não ser por uma batidinha no headstock, mas tudo bem.
Olhei o braço, girei os pots, testei as tarraxas e levei a guita pra casa.


Já em casa, olhei a guitarra com mais detalhes, e a guitarra se reapresentou mesmo muito bonita. Acabamento bacana, frisos legais, braço gordo (vintage), trastes novos, ferragens fracas mas de bom gosto e o mais legal, um lindo headstock.

O próximo passo, logicamente seria a regulagem. 

Então, de posse de um encordoamento 0.11, algumas ferramentas e certo de que precisaria de uma boa dose de paciência, tratei logo de meter a mão na massa.




E é aí que mora o perigo...



1º Drama: Nut solto

Logo no arrancar das cordas velhas... Puf, o nut saiu voando
Acho que colaram com aquelas colas de tubinho que a gente usava pra colar recorte no caderno da escola.
Quando recoloquei, usei as cordas velhas pra medir a altura do nut... E estava muito, mas muito alto.

Bom, se a peça é de osso, lixar não vai dar muito trabalho. Lixei e até agora não sei se é Tutela ou Plástico. Como não tive aula de anatomia na escola (graças a Deus), não sei se posso dar ponto negativo nesse quesito. 
Mas eu acho que é plástico.


2º Drama: Ponte

Cordas trocadas, nut regulado, chegou a hora de regular a altura das cordas. 
Comecei a ajustar e logo sai o primeiro report.
Mizinha: OK
Mizão: OK
Sol: Trastejando demais.
Ré: Impossível!

Nova tentativa. Aumento a ação pra deixar as cordas do meio numa altura satisfatória.
Então, segue o segundo report.
Sol: OK
Ré: OK
Mizinha: Alta pra kct.
Mizão: Botei minha cabeça entre a corda e o braço!


Raios! Como pode isso? Pensei com a cabeça já fervendo. 
Já atirei meu dinheiro fora!
Vou afinar a guitarra e tocar uns acordes pra ver.

Apertei as cordas, afinei, pluguei a guitarra e o som que saia do amplificador era inacreditável. Inacreditavelmente apagado!
A guitarra não tinha vida. Eu sei que os captadores não ajudam muito, mas mesmo desplugada a guitarra estava com o timbre completamente 'afofado'. E ainda por cima era um inferno de tocar.

Parei, esfriei a cabeça, peguei no telefone pronto pra desfazer o negócio, olhei pra guitarra e percebi que o problema estava todo na ponte.

Como tenho algumas peças de uma Golden Les Paul dos anos 80 aqui em casa, peguei a ponte da Tagima e fiz uma comparação com a ponte da Golden.

Reparem na imagem abaixo:



Repararam que o raio dos carrinhos da ponte Golden é menor, isto é, mais arqueado? Pois é.
O raio da escala da Tagima é totalmente diferente do raio da ponte.
É como se o raio do braço fosse no padrão Gibson de 12" e a ponte fosse 16".
Bom, isso resolveria meu problema de altura das cordas, certo? pois as cordas acompanhariam o raio da escala da guitarra. Excelente!

Problema é que a ponte da Golden, mesmo no padrão da Tagima, não encaixaria por causa da espessura da furação da ponte.

Olhei pra minha SG e pensei: - Tomara que a ponte dessa moça seja no padrão da Tagima.

E era! Ainda bem!


[Ponte Epiphone Encaixada]


Ponte trocada, fui comecei a regular as cordas e saiu o terceiro report.
Mizinha: OK
Mizona: OK
Sol: OK
Ré: OK

Quase perfeito! As cordas estavam com uma ação satisfatória, um leve fret-buzz aqui e outro ali mas estava bom.




Durante o processo de regulagem, mesmo desplugada, o timbre da guitarra estava vivo. Incrível! Parecia outra guitarra. A vibração das cordas estava mais áspera, aquele lance tight estava ali, e tudo isso graças a ponte Epiphone recém instalada. Maravilha!

A única coisa que me deixou com medo foi o momento de regular as oitavas. A Ré quase não afina. O carrinho da ponte chegou no limite da peça. A corda, por causa da posição do carrinho, ficou um tiquinho mais alta que as demais, mas o que importa é que afinou.

E afinou mesmo! A guitarra ficou muito bem afinada.
Toquei vários acordes ao longo do braço e fiquei muito satisfeito com a entonação. Maravilha x2!



Depois dessa etapa pensei: Caramba, parece que o pessoal da Tagima não toca nos instrumentos que fabricam. Só por causa de uma troca de ponte, e olha que nem é 'A Ponte', a guitarra saiu da água pro vinho.



Sendo assim, vamos plugar.



Pluguei e... cadê o som!?







3º Drama: Chave dos Captadores


Cadê o som? Cadê o som? A chave sai do lugar, gira pra tudo quanto é lado, fica de lado, sai som, não sai... Parei!

Abri o compartimento da chave pra olhar notei que essa abençoada e é a coisa mais vagabunda que já vi na vida. Negócio soldado de qualquer jeito. A chave não tem fixação nenhuma no corpo.

Desfiz as soldas, soldei novamente, passei 'limpa contato' na parte interna e a criança voltou a sorrir, meio desdentada mas voltou. 
Eu sei que vou trocar a chave, mas por enquanto, nessa crise, vou me aventurar mais uns dias com ela.


Lembram daquela história que o Habbib's aumentou sua margem de lucro só porque tirou uma azeitona da cada pizza vendida? Pois é, essas empresas de instrumentos 'populares' fazem de seus componentes eletrônicos suas azeitonas.



Então, vamos ao veredicto parcial.



A guitarra do jeito que chegou era muito fraca. Bonita, bem acabada, mas muito fraca. O lance com a ponte é realmente irritante, a chave dos captadores idem e os captadores são bem fracos e não possuem lá muita definição nas notas, sendo que o captador do braço é melhor que o da ponte.

Ponto positivo é que, como já dito, é bem acabada, bonita, pra quem gosta de uma guitarra mais pesada, que é o meu caso, é um prato cheio, mas o ponto positivo mesmo é que é uma guitarra muito macia. Mesmo com cordas 0.11, a guitarra está muito confortável pra tocar. Estou seriamente pensando em colocar 0.12 pra ela ficar mais durinha.



O que fazer agora?


Próximo passo, após levantar uma graninha, será a imediata substituição da chave, pots e captadores.


Para os captadores, estou entre um set dos LDR Classic Gold em Alnico II  ou um set White Steel/Stoner Blues de saída mais alta.



Vale a pena comprar uma Tagima TLP?


Nova de loja? Não!
Não vale a pena pagar R$1.600,00 numa guitarra dessas já sabendo, logo de cara, que terás que gastar uns R$800,00 reais extra de captação, ponte, pots... 
Com R$2500,00 dá pra comprar muita guitarra usada boa.


E usada? SIM!
Se você conseguir comprar uma dessas por um valor entre R$700,00 e R$800,00, vale a pena.
Depois de aplicadas as benfeitorias, você vai ter uma bela Les Paul custo-benefício.
Isso porque, com aproximadamente R$1500,00, uma guitarra toda bacana com case e captação boa vai ser muito difícil de encontrar.



Por fim, as Tagimas TLP Flamed são 'Guitarras com Potencial' ou 'Guitarra pra Investir' em melhorias.

Se forem fazer isso, por favor guardem as peças originais, pra que, caso passem a guitarra pra frente, desfaçam as benfeitorias e usem os goodies em outra guitarra. Porque, sinceramente, essas benfeitorias não vão agregar valor ao instrumento.



E os Samples? Isso vem ao caso?

Bem, é o seguinte... Vem ao caso sim.
Só estou esperando entrar uma graninha para gravar os timbres mostrando o antes e o depois das benfeitorias.

Só Não vou gravar o timbre usando as 2 pontes. Essas vocês vão ter que acreditar que a troca da ponte foi a melhor coisa que aconteceu pra essa guitarra.


Isso fica pro próximo post. 
Prometo!





abraço a todos,
Arthur

16 comentários:

  1. Olá. Comprei uma e estou muito satisfeito com ela. Eu mantive tudo original até agora, não tive esse problema com a ponte. O problema que veio foi que precisava de uma retífica, mas eu fiz o serviço na garantia e não gastei nada. Comprei antes da alta do dólar, então me saiu por 1.250 nova (o case é muito legal). Eu gostei de ambos os captadores, por ora. Nem queria comprar uma les paul, mas quando testei essa na loja, apaixonei pelo timbre. Dentre as 7 guitarras que tenho, é uma das que mais gosto (e sou strateiro, tenho 3).
    O visual não precisa falar que é linda. Uma coisa que achei super estranho, o fundo não mostra nenhuma emenda, obviamente tem um pedaço de madeira ali, mas pelo que eu pude perceber abrindo as tampas traseiras, é que não é uma folhinha de mogno, parece ser bem grossa (o que jogaria por terra a ideia de gastar pouco pra esconder as emendas). Na sua é possível notar isto?
    O tampo parece ser realmente de maple e é realmente um tampo, e não um 'cap' como em alguns modelos até mais caros de outras marcas. Enfim, gostei muito dela e realmente não sei se vale a pena o preço atual depois da escalada do dólar, mas se as especificações estão corretas ela é 'igual' às vintages V100 que custam bem mais, embora venham com hardware melhor.
    Uma outra dica se alguém não sabe, guitarras chinesas podem ser completamente diferentes mesmo sendo o mesmo modelo, então é sempre bom testar. Umas podem soar horríveis e outra 'igual' soar maravilhosa. Comprem sempre pelo ouvido e não pela lógica (madeira, peças).

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    1. Oi Daniel,

      Obrigado pelo comentário.

      Realmente, o visual da guitarra é sensacional.
      Percebi que o tampo em maple é realmente um tampo!
      O Corpo da minha dá pra perceber que são em 3 partes que acredito serem de mogno. Mogno chinês, é claro. Mas é lógico que não dá pra exigir demais da guitarra, ainda mais porque vem com esse case bacana.

      Legal que você não passou por esse aperreio com a ponte, porque eu me estressei um bocado.
      Os captadores, eu realmente não curti, mas sei que quando trocar, a guita vai me agradar por completo.

      Não sei se as TLPs são 'iguais' às Vintage V100. Sei que o corpo da TLP é padrão Gibson e as Vintage tem o cutway mais pontudo, além do corpo ter as câmaras para alívio de peso. E, as ferragens e captadores das V100 são de melhor qualidade.

      A dica é essa mesmo. Comprem pelo ouvido! Porque guitarra chinesa tem disso.


      abraço,
      Arthur

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  2. Opa amigo, obrigado pelo post!! Cara, sonho em uma Les Paul mas não quero (nem posso!) gastar tanto numa Gibson. No fim das contas, qual desse estilo você recomendaria a um iniciante que não sabe nada de luthieria? Tipo, o melhor custo/benefício para este estilo. Uma Epiphone Custom Shop vale a pena? Obrigado, abraço!!

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    1. Oi, Saulo.
      Obrigado por passar por aqui.

      Saber de Luthieria é um detalhe.
      Essa coisas a gente só aprende ao longo do tempo.

      Olha, Eu não recomendo Epiphone. A não ser que seja usada e por um preço bem bacana.
      Acho as guitarras muito pesadas(e caras) e o timbre não me agrada muito.
      Por essa faixa de preço, eu recomendo uma Vintage Lemon Drop. São guitarras bem melhores e o timbre me agrada.

      A Tagima é uma boa guitarra, mas requer um retoque com luthier e uma boa troca de captadores.
      A Condor também é bem boa. Mais leve que as Epiphones e tem um timbre bom.

      Dessas aí, só compraria nova a Vintage LD.
      O resto só tentaria se fossem usadas.

      Agora, se você quer gastar uma graninha extra com guitarra nova, procura o Vander Pinesso da GRS Custom Guitars. Ele faz LPs de outro mundo por um ótimo preço.

      Qualquer dúvida extra, pode falar que eu respondo.


      abração!

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  3. Opa Arthur! Obrigado pela rápida resposta!
    Exato, exatamente o que procuro! Vou contactar o Vander então! As guitarras parecem muito boas mesmo!

    Grande abraço e obrigado novamente!

    Saulo

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    1. Eu quem agradeço!

      Cara, vai com fé no Vander.
      Eu tenho 2 guitarras dele e se pudesse eu tinha umas 10!
      As guitarras dele são inacreditáveis.

      abração!

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  4. Massa demais cara! Estou falando com o Vander, e ele me pediu o que eu queria na guita... sempre tive vontade de ter essa Les Paul Axcess Alex Lifeson (http://www.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custom/Alex-Lifeson-Les-Paul-Axcess.aspx). Ele disse que conseguia fazer por cerca de 5-6k, o que acha? O valor tá na média? O que poderia baratear seria não usar Flame Top, mas talvez eu peça pra fazer com tudo mesmo!! rsrs, um outro colega (o Abner Ramires) também disse que poderia confiar no homem que as guitas são excelentes.
    Eu gosto basicamente de rock pesado (exemplo Led e Sabbath), progressivo (ex. Rush e P. Floyd) e metal. Acha que obtenho versatilidade com esse tipo de guitarra?
    Valeu, abraço!!

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    1. Fala, Saulo!

      Cara, por 5-6k tá muito bom.
      5k hoje é o preço de uma Fender Mexico em loja.

      O Flame Top irá custear um pouco mais, mas se essa guitarra é o seu ideal, melhor fazer tudo o que puderes.
      O Floyd também tem um precinho salgado, mas esse é o objetivo da guitarra.
      O Vander faz um contorno na junção do braço que é uma mão na roda.
      Os captadores que ele faz também são excelentes.

      Sobre a versatilidade, cara, é você quem vai dizer.
      Eu adicionaria apenas um push pra deixar os captadores serie/paralelo.

      Agora é ir com fé.
      Você não vai se arrepender.

      Qualquer coisa, grita!
      abração!

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  5. Só pra complementar aqui, hoje a tagima mudou essa guitarra.
    O headstock e as tarraxas mudaram, as especificações no site mostram okoume no corpo e braço e tampo de basswood. Desconfio que trocaram a fábrica, mas o case permanecesse igual, então não sei se foi realmente isso.

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    1. Pois é, Daniel.
      Acho que eles estão sendo mais sinceros agora.
      O "mogno" dessa TLP que tive era duvidoso, mas a guitarra tinha um bom potencial pra dar um upgrade na eletrônica.
      No final, essa guitarra passou comigo nem 1 mês.

      Gostaria de ter mais um tempinho pra postar outros negócios que fiz, mas a coisa tá russa.

      Obrigado pelo comentário.

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    2. A minha ainda está comigo, ainda gosto do som dela, mas eu quase não toco mais, kkkkk. Pretendo voltar ano que vem.
      Não troquei nada nela ainda, fiquei com vontade de trocar só a ponte mesmo, pra melhorar um pouco a tocabilidade, mas do jeito que está ainda está ok pra mim.

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  6. Tenho uma, gosto muito,sabe se cabe uma ponte Gotoh nela? Meu e-mail é luiscastilhoo@gmail.com

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    1. Olha, geralmente essas medidas são padrão. Acho que uma Gotoh deva caber sim. Se a Epiphone coube, porque não uma gotoh.

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  7. Cara para de desmerecer a guitarra tenho uma e tem muito mais som que muita guitarra cara !!! Acho que as pessoas tem que aprender e parar de ficar idolatrando guitarras que na verdade só tem nome e paga mais caro por isso!!!

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    1. Rapaz, não desmereci a guitarra. Inclusive digo que, após a troca da ponte, a guitarra ficou muito boa. Uns captadores novos e a guitarra ficaria ótima.

      Sobre idolatrar as "marcas famosas", acredito que eu faça o contrário disso.

      Guitarra de marca só presta se for os modelos top de linha. Com raras exceções, como a PRS, por exemplo.

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  8. Tenho uma tlp legend uma custom branca desconfio do mogno dela pois achei muito leve para uma les paul, ela pesa menos de 3,5k

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